13.1.06

Perto ou longe, tanto faz

Anulação é esta viagem de regresso. O percurso inverso da tua fuga. Chegas, partiste, poucos deram pela tua ausência. Estás nervoso por voltar, João, tens fumado muito também para não teres fome. Ou ainda, talvez seja o início que te enerva. Não o regresso mas um princípio. Para que voltas tu afinal?


Agora, entre os que em toda a carruagem adormecem, entre línguas cruzadas, nada recordas. Corres para qualquer sólido, chão para os teus pés com o formigueiro das viagens e quilómetros marcados a preto na camisa.


Eu, no entanto, reconheço esta paragem. Santarém. As Portas do Sol, o silêncio quase nosso e das putas das criancinhas, um cisne negro na água morna. São as palavras de que me lembro desse primeiro dia. Sabe bem estar contigo, dizias. E rias-te, com a sombra das folhas nos teus olhos.

(...)

Este café já é Lisboa. Onde o genético cheiro a fritos deveria anular a tua habitual dificuldade de transição. A mudança de um lugar para outro durante a qual não estás em lugar algum. Uma viagem de tantos dias que te abandona na irrealidade de um qualquer ponto, concreto e imóvel. Quando a paisagem deixa de ser efémera e o Tempo te retoma. E no entanto, aqui mesmo onde chegas oferecem-te a tentação de outras janelas...barcos, autocarros, táxis, outros comboios para outras direcções. Seria tão fácil recomeçar, continuar sempre.


Em Santa Apolónia, dois homens de fato-macaco caminham inclinados como nos navios. Recebem-te falando. Não sobre o mar, mas sobre o teu antigo deserto. De João, prestes a regressar da Índia, da antiga Etiópia com os seus camelos, os navios do deserto. Os comboios.


Sempre. Nunca te disse? Sempre me fascinaram os comboios. Vento, fluída cartilagem de desejo, a dança magnética das linhas. Foi aqui, há muito tempo, que alguém nos viu trocar lembranças sob o ruído protector de tantas vozes. Quem nos viu confessou-me ainda: «Parecias mais velha e nem reconheci os exaustos gestos que fazias. Quem era ele?». Foi assim que me despedi. Quem eras tu. E como foi inútil perguntá-lo.

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A mim também me fascinam os comboios. Podem levar-nos a tantos lados. E de tantas maneiras. Não interessa tanto chegar. O importante é ir. Adorei esta viagem.

11:30 da manhã  
Blogger Sol said...

Eu também gostei!! E também adoro comboios...

11:38 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Eu gosto moderadamente de comboios. Tenho algum fascinio pelos eléctricos, que me lembram carruagens perdidas que se procuram umas às outras pela cidade e que só se encontram quando uma delas se sente mal, ou quando um condutor indiferente estacionou em cima da linha.

11:53 da manhã  
Blogger isabel mendes ferreira said...

andar de comboio é ter todo o tempo (enquanto....) para ter tudo, desde o devaneio consciente à realidade escassa....

belo post. passei e resolvi ficar...(enquanto...)

abraço. :)

6:16 da tarde  
Blogger isabel mendes ferreira said...

andar de comboio é ter todo o tempo (enquanto....) para ter tudo, desde o devaneio consciente à realidade escassa....

belo post. passei e resolvi ficar...(enquanto...)

abraço. :)

6:16 da tarde  
Blogger Paulo Cunha Porto said...

Sobre o amor aos comboios, especialmente referido à simbologia das entradas em túneis, Hitchcock disse quase tudo, sobre «INTRIGA INTERNACIONAL»; mas ainda assim menos do que este magnifico texto, que joga em dois tabuleiros: o de nos reiterar o quanto o cruzadismo linguístico estimula, talvez por efeito químico da salivação, a doce faculdade do olvido e, concomitantemente, o de nos recordar que o Tempo é um sujeito abusador.
Supremo momento: as «facilidades» serem elencadas no condicional. O meu voto para o "Nobél" está decidido.

6:47 da tarde  
Blogger João Villalobos said...

peço desculpa por só agora agradecer colectivamente as vossas visitas, mas hoje levei 6 pontos na cabeçae não estou bem em mim..Tudo sucedeu quando uma varanda demasiado baixa veio contra a minha moleirinha enquanto falava ao telemóvel. Atendendo a que hoje é sexta-feira 13, deduzo que devo ter uma forte costela templária.

9:16 da tarde  
Blogger Paulo Cunha Porto said...

Céus! Não gostas de futebol e andas a exercitar os dotes de cabeceador? Restabelecimento rápido. Cá para mim , foi uma operação do SIS, para eliminar o voto de um notório cavaquista...

8:43 da manhã  
Blogger João Villalobos said...

Obrigado pela preocupação mas não e apoquentem. Tudo está bem :)

10:09 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home