O prazer de meditar
Amanhã é o Solistício de Inverno, pelas 22.20H se o Borda de Água não falha. E não costuma falhar. Boa altura para reflectir no balanço do ano e meditar, um dos prazeres que nos dão mais serenidade e equilíbrio. A citação é retirada do mesmo lugar de onde foi extraída esta imagem, o clássico taoísta O Segredo da Flor Dourada, o qual terá sido transmitido oralmente durante séculos até ser gravado em placas de madeira no século VIII: «Todos os homens sagrados partilham a mesma essência: nada é possível sem contemplação. Quando Confúcio diz: O conhecimento leva-nos até ao objectivo; ou quando Buddha lhe chama o Caminho do Coração; ou Lao Tzu diz: visão interior, é tudo o mesmo». A eles, claro, acrescentem-se as palavras do Cristo. E amanhã, contemplemos com alegria essa essência que todos partilhamos, santos ou não.
Apre, está na altura de ser eu a devolver uma gentileza Tua, de dias atrás: este "post" está mesmo ao gosto do nosso Amigo Pedro Teixeira da Mota...
Pois está! E não é só pela referência ao Borda de Água :)
O solstício de inverno é, também, momento de festa, de rituais pagãos ancestrais. Celebremo-lo, como merece!
Cara Maria,
Obrigado pela visita. O que importa é que cada um, nessa hora, o celebre num rito que faça «circular a luz», como tão bem diz este clássico taoísta e alquímico de que falo.
De acordo, caro João. Não era minha intenção contradizer, mas antes reforçar a importância desta celebração.
Um abraço.
Oh cara Maria! Não achei de modo algum que fosse uma contradicção! Tenho é de melhorar a forma por vezes seca como respondo...:)
Mea culpa e um abraço também.
Vocês os Dois façam é uma visita ao Colega do «Batalha Final», que é um profissional do Solstício.
Fui. E rendi-me.
Obrigada, Paulo, por me teres levado até lá.