17.12.05

Parábola Sufi

«No momento em que a caravana parou para descansar, notas a falta de um camelo. Procura-lo por todo o lado. Finalmente, a caravana volta a partir sem ti e a noite cai. Toda a tua carga jaz no chão e perguntas a toda a gente:
- Viram o meu camelo?
Inclusivamente acrescentas:
- Saberei recompensar quem me der novas do meu camelo!
E toda a gente faz troça de ti.
Um diz:
- Acabo de ver um camelo de pelo vermelho e muito gordo. Foi naquela direcção!
Outro:
- O teu camelo não tinha a orelha rasgada?
Outro:
- Não usava uma sela com uma manta bordada?
Ainda outro:
Vi um camelo meio cego tomar esse caminho!
Desta maneira, toda a gente descreve o teu camelo na esperança de se aproveitar da tua condescendência. No caminho do conhecimento, não falta quem evoque os atributos do Desconhecido. Mas tu, se não sabes onde está o teu camelo, reconhecerás assim a falsidade de todos estes indícios. Chegas mesmo a encontrar gente que te diz:
- Também eu perdi o meu camelo! Procuremo-lo juntos!
E, quando por fim surge alguém que te descreve realmente o teu camelo, a tua alegria não tem limites e fazes desse homem o teu guia para o recuperares».